31 de mai de 2010

Sonic 3D Blast (Mega Drive)

Produtora: SEGA
Ano: 1996
Gênero: Aventura
Plataforma: Mega Drive


Depois de me redimir com Sonic The Hedgehog, não consigo sair dessa onda.

Hoje falarei de um jogo que não tinha gostado de primeira e que me surpreendeu. A melhor forma de experimentar alguma coisa duvidosa é encará-la de coração aberto. Dessa forma, descobri um título interessante que sempre foi mal interpretado pela maioria.

Visão Isométrica é Um Luxo!




A Lôka! da Eggman descobriu que a Flickies' Island é habitada por uma espécie de Pintos Especiais que de alguma forma o ajudarão a criar melhores robôs. Então a Sonic vai pra lá meter o bedelho onde não foi chamada e impedir a Kakura. Só isso.
Dá até saudade do tempo em que qualquer coisa era motivo para criar um jogo interessante. Simplicidade, criatividade e bizarrice, uma combinação nostalgicamente perfeita.

Adorei!


Sonic 3D Blast é um espetáculo visual.

Já na abertura temos uma apresentação em vídeo meio 3D falso para demonstrar o esforça da produtora em inovar. O Traveller'a Tales, estúdio responsável pelo jogo, conseguiu contornar de forma inteligente todas as limitações do Mega Drive.

Ele deu um bom banho de loja nas Pão Cum Ovo.
As cores estão agradáveis e as animações competentes. O número de inimigos em cada tela foi reduzido para garantir a fluidez das imagens. Os cenários são temáticos e bem definidos. Destaque para os chefões que são enormes e muito bem articulados.
Essa aventura é uma amostra do potencial da minha amiga Maggy.


A DJ comandante dessa festa apostou em um ritmo mais eletrônico sem perder a essência da série clássica. Todas as músicas são interessantes e assobiáveis. Os efeitos sonoros continuam os mesmos e cumprem seu papel com maestria.
Fico me perguntando: Como seria a trilha da verão de Sega Saturn?

Essa trilha é um Arraso!


Surpreendentemente a transição para a linha isométrica ocorreu sem maiores problemas. Novamente, Sonic 3D Blast conseguiu contornar as limitações impostas pelo Salto Plataforma.
Estão presentes todos os movimentos já conhecidos de Sonic, foi adicionado uma rolagem acionada por um só botão e os loops foram reduzidos. Na verdade eles só estão no jogo para nos lembrar de que estamos jogando um game do Sonic. Nada mais.
Você passa por eles e escuta: Arrasa Nem!

Os Bônus Stages não são ruins, mas parecem feitos porcamente. A preguiça e falta de critividade pode ser vista pelo rio onde a ponte do bônus passa. De onde veio toda essa lava? Em todas as partes? Por que tanta lava?
Pelo menos a dificuldade desses estágios é razoável e dá para encarar numa boa. Para acessar os bônus é preciso entregar ao Knuckles ou ao Tails a quantia de 50 argolas.

O jogo foi lançado com um Bug terrível: Depois de passar o Bônus, os carinhas continuam pegando suas argolas indefinidamente, portanto só passe por eles uma única vez se conseguir pegar a esmeralda.

Que Knuckles e Tails, o quê?

O negócio aqui é Elza e Aidê!

O objetivo de cada fase é simples. Você deve capturar cinco flickys e levá-los até o argolão dourado, assim o portal se abrirá e você chegará a próxima fase.

Cada fase tem 3 partes, sendo a última a hora de enfrentar o chefe. Os chefes são diferentes por aqui, cada um tem uma forma específica de ser derrotado, tornando a partida mais dinâmica.

3D Blast inova, inventa e Segura a Bolsa como ninguém.


Sonic... Muda a cor do cabelo, toma um banho de loja, cai na balada e esquece esse cara... Ele não merece uma lágrima sua... Esse é o meu conselho para você.
E depois de uma dieta rigorosa e malhação pesada, nosso ouriço surge magérrima para estrelar uma de suas aventuras mais originais. Essa é uma forma diferente e muito divertida de contar histórias usando Level Desing da série Sonic.

Um Luxo!

Onde o jogo SE JOGA?

No objetivo principal. Lógico!

Vem cá.

Vô te contá:
Sua missão é explorar uma ilha paradísiaca e a cada locação diferente, vcê deve procurar por 5 Pintos e colocá-los em um Anel Gigante para prosseguir. Tudo isso antes da Maricona Chefe realizar seu plano maligno com os ditos Pintos.

Esse é um enredo clássico de filme pornô Gay.

Claro. Tô doida? Não né?

Só no Carão!

A água do rio não é transparente. O bônus é meio esquisito. E Knuckles e Tails ficaram bizarros, parecem deformados.
Esses são pequenos detalhes que tive que me esforçar para encontrar, pois o conjunto da obra e a proposta de jogo são muito bem executados.

Nota Final: (A-) Sonic 3D Blast,
Nem Melhor, Nem Pior, Apenas Diferente!


Gabriel SemBr

5 comentários:

  1. Sério, depois de ter penado pra zerar Sonic 3D Blast não encaro de jeito nenhum esse jogo. Sério, eu tenho uma birra tanto com ele, quanto com Sonic Labyrinth (Game Gear). Não jogo nunca mais esses dois.

    A título de curiosidade, a trilha sonora da versão Mega Drive foi composta pelo Jun Senoue (Aka Guitarrista do Crush 40) enquanto a do Sega Saturn/PC foi composta pelo Richard Jaques (compositor também do Sonic R), e são bem diferentes. Algumas músicas da versão Mega Drive do Sonic 3D Blast podem ser ouvidas no Sonic Adventure, do Dreamcast.

    No mais, bela resenha!

    ResponderExcluir
  2. @Kyo
    Eu morria de preconceito quanto a esse jogo. Aluguei ele uma vez e deixei ele encostado o fim de semana todo. Depois de dar um nova chance a ele vi que era uma boa pedida. Estou ansioso para jogar a versão de Saturn no meu Skeleton.
    ...
    Dizem que a trilha do Sonic R é espetacular, suponho que a de 3D Blast também arrase. Bom Saber. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Esse nunca foi um dos meus preferidos, mas joguei bastante na época.
    Como o post leva o selo de qualidade da titia a primeira coisa que fiz foi correr procurar por observações clinicas e não me decepcionei: "...foi adicionado uma rolagem acionada por um só botão... Na verdade eles só estão no jogo para nos lembrar de que estamos jogando um game do Sonic".
    São esses detalhes que eu não me atento e toda vez que leio penso "Porra, como não pensei nisso antes?" Show!!!

    haahah muito bom: "Você passa por eles e escuta: Arrasa Nem!" agora preciso jogar novamente só pra ouvir isso!!!

    Belo post, arrasô!
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. GL você ainda me mata!
    "Esse é um enredo clássico de filme pornô Gay"
    HAHAHAHAHAHA!

    Excelente analise meu caro amigo, joguei pouquissimo esse sonic, e não consegui me adaptar com ele, não sei dizer se foi a parte grafica, mas não me atraiu muito.
    Mas depois dessa analise luxuosa, sem duvidas irei conferir novamente

    BRAVO GL BRAVO ;)

    ResponderExcluir
  5. @Leo S.
    Que idéia boa. Quem sabe você não pode colocar naquela imensa lista de favores um selo de qualidade da Titia? Vamos pensar sobre isso depois.
    ...
    Adorei os elogios! Brigadão! Gosto muito de saber que a minha visão dos games inspiração as pessoas a jogar. Arrasô!

    @Cyber Woo
    Se você riu, Missão Cumprida!
    Bom é rir da vida!
    ...
    Agradecendo de coração os Elogios!
    ...
    Pode conferir sim. É só ir de coração aberto que o jogo não vai decepcionar. Sério.
    ...
    "BRAVO GL BRAVO ;)"
    Se eu te contar a história que tenho sobre um fase parecida com essa você não vai acreditar.

    ResponderExcluir