29 de out. de 2010

Lemmings (Snes)

Confesso que não conhecia essa pérola retrô até meados de abril de 2009, quando adquiri meu Guiness Book Gamers Edition 2009, numa edição do Rio Anime Club (Ou era o Anime Center? Enfim, releva). Folheando as páginas deste livro bem bacana (só não gostei do babaovismo a certos blockbusters recentes *cof cof Bioshock Cof cof God of War*), encontrei excelentes
franquias antigas, como Leisure Suit Larry, e a própria Lemmings, cujo review farei hoje.




22 de out. de 2010

Guilty Gear X Advance Edition (Game Boy Advance)

Alo Moçada, o New Old Players tá de volta, então resolvi voltar também. Já que minha vida pessoal se descomplicou bastante, mesmo agora tendo três locais diferentes pra nerdear: O meu blog, que atualizo todo domingo; O site Gamers Invaders, cuja seção RetroGames é feita pelo papai aqui, resenhas retrô lá, todas as quartas e o New Old Players, que atualizarei as sextas. Então, pra recomeçar os serviços, vamos com a versão portátil de um dos games de luta 2D mais legais já feitos, falo de Guilty Gear X, no Game Boy Advance.

17 de out. de 2010

Café Retrô Filosófico


TEMA: Séries clássicas; Metal Gear, Mega Man, Resident Evil, Castlevania, Sonic, Mario...Já é hora de mudar? Ou elas ainda rendem?



TUDO CHEGA AO SEU FIM!
Metal gear, Castlevania, Mario e Megaman, Resident Evil e Sonic estão entre as grandes franquias que perduram até hoje no cenário gamistico e devido a essa formula de sucesso, foram reinventados das mais diversas formas no intuito de arrecadar mais fans envolta do globo e muito money.


Mas se analisarmos profundamente, chegaremos à conclusão que essas franquias já não possuem a mesma força de antes, suas produtoras procuram dissecar seus personagens carismáticos, na tentativa de acertar a mão como no passado.

Um exemplo é Megaman que foi feito de gato e sapato, pois até mesmo no mundo virtual já batalhou, bem o robô azul passou de um robô de guerra para um antivírus furreco e ainda ganhou uma animação chatérrima, pobrezinho.

Já Metal Gear sendo uma das franquias que mais gosto, alcançou um sucesso até maior do que o alcançado no passado, o que levou a varias continuações, e recentemente a Konami já engatilhou dois games novos da serie, e mesmo sendo um fã ardoroso, acredito que seja a hora do velho Snake aposentar seu esqueleto.

E ao falarmos de Konami, logo nos vem a mente a saga dos Belmont, que também tem perdurado por décadas e recentemente ganhou um novo titulo nas plataformas atuais.

Como havia dito anteriormente, muitos jogos foram dissecados, e Castlevania faz parte desse meio, conseguiu alcançar um grande sucesso com suas continuações diretas e indiretas, sem nunca mexer em sua jogabilidade, mantendo muito da característica do original, enquanto alguns dos grandes fracassos ligado a serie, veio ao ser portado do mundo 2D da serie original para o 3D.

Não sei quanto a vocês, mas ainda recordo dos Castlevania do N64, ECA!

Ainda há muitos personagens que poderiam render bons frutos nos dias de hoje, como o Mario Bros, até mesmo o injustiçado e torturado Sonic, mas os avanços tecnológicos e a geração atual já não são tão exigentes, já que tudo gira em volta do realismo e a potencia que cada plataforma pode alcançar, e com isso muitas produtoras deixaram o elemento principal para trás; DIVERSÂO.

E a nova plataforma da Nintendo, o Wii é a prova de que não é necessário gráfico belíssimo para que um game possa ser divertido, pois logo que foi lançado, muito de seus jogos focavam a diversão, e possuía gráficos extremamente simples, mas um nível de diversão altíssimo.

Posso citar Megaman novamente, que depois de longos anos, ganhou um novo jogo focado na sua era 8 bits e com sua dificuldade alterada afim de agradar aos mais purista, sei que isso levou aqueles que haviam simpatizado com suas característica anteriores a não acompanhar a sua atual empreitada.

Megaman 9 pode ser considerado um deleite para os fans das antigas, mas não tem o mesmo reconhecimento das gerações atuais, esse game é mais uma homenagem da Capcom para aos fans das antigas.

Considero uma atitude ousada por parte da Capcom, um tanto arriscada já que isso pode levar um personagem à decadência, e nem sempre agradará a todos, mas quem sou eu para dizer como devem administrar seus personagens, só me resta suplicar pela aposentadoria do robô azulado favorito, chega de retaliação, por favor, alguém coloque o prego no caixão dele enquanto resta um pouco de dignidade.

Já o nosso gorducho italiano, tem uma carreira consolidada, é um dos personagens que mais obteve sucesso durante o passar dos anos, vejamos Mario 64, Mario Kart 64, Mario Party, New Super Mario World e Mario Galaxy entre outros milhares de Marios.

O mundo de Mario é vasto e ele tem muita lenha pra queimar, e por possuir um enredo e mundo próprio, facilita na elaboração de novos motivos para ingressá-lo em uma aventura.

Resident Evil é mais um titulo no qual a Capcom tem aproveitado ao maximo o sucesso alcançado com os títulos anteriores, e até então investem pesado no marketing da serie, acredito que em um Resident Evil 6 poderemos ver Leon no Brasil, descendo chumbo nos Zumbis dentro da favela São Paulo com sua sede na Favela do Rio, e o Sub-chefe final poderia ser os ultra-poderosos decompostos senadores Camará dos Zumbis e Lula Zombie como chefe final.

E o ataque começou após a inclusão do G-Virus na química das drogas locais, e isso veio a se alastrar muito rápido, começando com as favelas, e logo em seguida o Brasil todo.

CAPCOM estou cheio de idéias e aberto a novas oportunidades!

Brincadeiras a parte, acho que toda serie tem chegar ao seu fim, em determinado momento, todos gostamos de continuações com tanto que a série mantenha o alto padrão de qualidade, o que nem sempre é mantido nos dias de hoje.

Apesar dos remakes arrecadarem uma boa quantidade de grana para seus cofres, faz com que muitos personagens percam sua identidade, sou a favor de uma pedra no caixão dos personagens citados e muitos outros que tem sido retalhados e humilhados.

Não espero que muitos compartilhem da mesma opinião, mas espero que possam compreender.

Sonic resista bravamente, um dia toda essa dor chegará ao fim e você alcançara o descanso eterno ao lado do grande Odin.

(Obs: Post removido do blog Woo Talks)