17 de out. de 2010

Café Retrô Filosófico


TEMA: Séries clássicas; Metal Gear, Mega Man, Resident Evil, Castlevania, Sonic, Mario...Já é hora de mudar? Ou elas ainda rendem?



TUDO CHEGA AO SEU FIM!
Metal gear, Castlevania, Mario e Megaman, Resident Evil e Sonic estão entre as grandes franquias que perduram até hoje no cenário gamistico e devido a essa formula de sucesso, foram reinventados das mais diversas formas no intuito de arrecadar mais fans envolta do globo e muito money.


Mas se analisarmos profundamente, chegaremos à conclusão que essas franquias já não possuem a mesma força de antes, suas produtoras procuram dissecar seus personagens carismáticos, na tentativa de acertar a mão como no passado.

Um exemplo é Megaman que foi feito de gato e sapato, pois até mesmo no mundo virtual já batalhou, bem o robô azul passou de um robô de guerra para um antivírus furreco e ainda ganhou uma animação chatérrima, pobrezinho.

Já Metal Gear sendo uma das franquias que mais gosto, alcançou um sucesso até maior do que o alcançado no passado, o que levou a varias continuações, e recentemente a Konami já engatilhou dois games novos da serie, e mesmo sendo um fã ardoroso, acredito que seja a hora do velho Snake aposentar seu esqueleto.

E ao falarmos de Konami, logo nos vem a mente a saga dos Belmont, que também tem perdurado por décadas e recentemente ganhou um novo titulo nas plataformas atuais.

Como havia dito anteriormente, muitos jogos foram dissecados, e Castlevania faz parte desse meio, conseguiu alcançar um grande sucesso com suas continuações diretas e indiretas, sem nunca mexer em sua jogabilidade, mantendo muito da característica do original, enquanto alguns dos grandes fracassos ligado a serie, veio ao ser portado do mundo 2D da serie original para o 3D.

Não sei quanto a vocês, mas ainda recordo dos Castlevania do N64, ECA!

Ainda há muitos personagens que poderiam render bons frutos nos dias de hoje, como o Mario Bros, até mesmo o injustiçado e torturado Sonic, mas os avanços tecnológicos e a geração atual já não são tão exigentes, já que tudo gira em volta do realismo e a potencia que cada plataforma pode alcançar, e com isso muitas produtoras deixaram o elemento principal para trás; DIVERSÂO.

E a nova plataforma da Nintendo, o Wii é a prova de que não é necessário gráfico belíssimo para que um game possa ser divertido, pois logo que foi lançado, muito de seus jogos focavam a diversão, e possuía gráficos extremamente simples, mas um nível de diversão altíssimo.

Posso citar Megaman novamente, que depois de longos anos, ganhou um novo jogo focado na sua era 8 bits e com sua dificuldade alterada afim de agradar aos mais purista, sei que isso levou aqueles que haviam simpatizado com suas característica anteriores a não acompanhar a sua atual empreitada.

Megaman 9 pode ser considerado um deleite para os fans das antigas, mas não tem o mesmo reconhecimento das gerações atuais, esse game é mais uma homenagem da Capcom para aos fans das antigas.

Considero uma atitude ousada por parte da Capcom, um tanto arriscada já que isso pode levar um personagem à decadência, e nem sempre agradará a todos, mas quem sou eu para dizer como devem administrar seus personagens, só me resta suplicar pela aposentadoria do robô azulado favorito, chega de retaliação, por favor, alguém coloque o prego no caixão dele enquanto resta um pouco de dignidade.

Já o nosso gorducho italiano, tem uma carreira consolidada, é um dos personagens que mais obteve sucesso durante o passar dos anos, vejamos Mario 64, Mario Kart 64, Mario Party, New Super Mario World e Mario Galaxy entre outros milhares de Marios.

O mundo de Mario é vasto e ele tem muita lenha pra queimar, e por possuir um enredo e mundo próprio, facilita na elaboração de novos motivos para ingressá-lo em uma aventura.

Resident Evil é mais um titulo no qual a Capcom tem aproveitado ao maximo o sucesso alcançado com os títulos anteriores, e até então investem pesado no marketing da serie, acredito que em um Resident Evil 6 poderemos ver Leon no Brasil, descendo chumbo nos Zumbis dentro da favela São Paulo com sua sede na Favela do Rio, e o Sub-chefe final poderia ser os ultra-poderosos decompostos senadores Camará dos Zumbis e Lula Zombie como chefe final.

E o ataque começou após a inclusão do G-Virus na química das drogas locais, e isso veio a se alastrar muito rápido, começando com as favelas, e logo em seguida o Brasil todo.

CAPCOM estou cheio de idéias e aberto a novas oportunidades!

Brincadeiras a parte, acho que toda serie tem chegar ao seu fim, em determinado momento, todos gostamos de continuações com tanto que a série mantenha o alto padrão de qualidade, o que nem sempre é mantido nos dias de hoje.

Apesar dos remakes arrecadarem uma boa quantidade de grana para seus cofres, faz com que muitos personagens percam sua identidade, sou a favor de uma pedra no caixão dos personagens citados e muitos outros que tem sido retalhados e humilhados.

Não espero que muitos compartilhem da mesma opinião, mas espero que possam compreender.

Sonic resista bravamente, um dia toda essa dor chegará ao fim e você alcançara o descanso eterno ao lado do grande Odin.

(Obs: Post removido do blog Woo Talks)

Nenhum comentário:

Postar um comentário