9 de jul. de 2010

Mazinger Z (Arcade)


Mazinger Z
Produtora: Banpresto/Toei
Desenvolvimento: Dynamic Play
Jogadores: 1/2
Gênero: Shoot'em up









O jogo:

É um fucking jogo de nave estrelando MECHAS! Isso mesmo MECHAS, vulgo robôs gigantes. Mazinger Z, Great Mazinger e Grendizer devem
destruir tudo que se mexe e atira em você, usando de suas armas, golpes especiais e ultra golpes, além da "espada" que elimina alguns tiros dos inimigos.

Bem, caso você não conheça esses robôs, os 3 fazem parte do mesmo universo criado pelo manga-ká "Go Nagai" (aliás, você pode ver uma análise do OVA Violence Jack no Woo Talks), que é considerado o "pai" do Mangá moderno e tudo mais. Não vou me alongar, procure você mesmo no Google!

Jogabilidade:

Mazinger Z é bem simples de ser jogado, você tem 3 robôs disponíveis, Mazinger Z, Great Mazinger e Grendizer. Usando-se três botões, temos uma jogabilidade variada, com cada mecha sendo diferente do outro com características únicas. Os botões (comuns a todos são):
(1) Tiro
(2) Espada (elimina alguns projéteis e ataca em curta distância)
(3) Bomba

Carregando o botão de tiro (bem no estilo Mega Buster do Megaman), é utilizado um golpe especial (Kyoretsu Beam, Rust Hurricane e Rocket Punch no caso do Mazinger Z), o que dá uma bela ajuda em alguns casos.

Existem 4 tipos de power-ups, separados em
3 cores e o power-up de velocidade, eles são conseguidos com mechas aliados que se encontram durante as fases, estes aliados também dão bombas e vidas (você tem uma vida que é dividida em 3 pedaços, que nem no 1941, da Capcom).

Vamos separar a jogabilidade por mechas:

Mazinger Z

Piloto: Koji Kabuto
Altura: 18 Metros
Peso: 20 Toneladas
Mazinger Z é o mais equilibrado dos 3, ideal para iniciantes, sua velocidade e poder de fogo são medianos. Seu especial (Breast Fire) tem alcance mais frontal (em linha reta), mas atinge alguns inimigos em sua volta.




Great Mazinger

Piloto: Tetsuya Tsurugi
Altura: 25 metros
Peso: 32 toneladas
Great Mazinger possui poder de fogo altíssimo em ambos os power-ups, mas sua velocidade é baixíssima, sendo uma opção para quem sabe manipular a espada e tem experiência em shmups, se usá-lo, procure feito um condenado pelos power-ups de velocidade, pois se você for novato, estará em sérios apuros.





Grendizer

Piloto: Duke Fried
Altura: 30 metros
Peso: 280 Toneladas
Apesar do que o peso pode sugerir (a maior parte do peso vem da nave que carrega Grendizer), Grendizer é o mais veloz dos três mechas, com fraco poder de fogo, seu ponto forte é a agilidade, que combinado com os power-ups da arma inicial (vermelha), tornam Grendizer um tremendo apelão, e depois disso, vem o silêncio.




Gráficos:


Muito bonitos e vistosos, cada cenário é diferente do outro. Destaco aqui o Story 6, que começa no fundo do mar, e na metade do estágio, muda para a superfície. As naves e os inimigos estão bem modelados, e destaco o último chefão (ou algo parecido, pois ao derrotá-lo, retornei ao primeiro estágio... MUITO MAIS DIFÍCIL). São competentes e ponto final.







Sons:

Pra quem gosta de Animesongs, Mazinger Z vai agradar em cheio, é possível ouvir versões sintetizadas de Ore wa Great Mazinger, Mazinger Z e outros temas bem bacanas, algumas vozes podem ser ouvidas, não sei se feitas pelo mesmo seiyuu, mas isso dá um charme ao jogo, é tudo muito bem planejado para o fã da franquia.


Finalizando:

Não confunda esse jogo com o Mazinger Z de SNES, que é um side scroller de plataforma. Mazinger Z do arcade é um jogo que vai te fazer gastar muitas fichas e é tão bacana que eu me dei ao trabalho de fazer um review dele antes de fazer a continuação de hoje da Semana Sailor Moon. Acredite ou não, é muito divertido e vale a jogatina que lhe consome... Só pare de jogar um pouquinho e comenta aqui, valeu? ^^

Nota: 9/10

Sim, eu dou notas!

Um comentário: