2 de mar de 2010

Review: Super Mario Bros 3 (NES)

titlemario3.png

Informações Gerais:
Produtora: Nintendo
Fabricante: Nintendo
Ano: 1990
Categoria: Ação/Plataforma
Número de Jogadores: 1 ou 2 (alternados)


Introdução
154.pngSuper Mario Bros. 3 é simplesmente um dos melhores jogos já criados para videogame de todos os tempos! Foi lançado no Japão no dia 23 de Outubro de 1988 e somente em 12 de Fevereiro de 1990 nos Estados Unidos. Ele tem como principal característica o retorno da jogabilidade clássica da série.
Mais uma vez Mario ou Luigi deverão pular sobre os adversários para derrotá-los, assim como podem assumir novas formas usando itens especiais que serão encontrados durante a aventura. Não limitando-se apenas a retornar ao velho estilo do primeiro jogo, SMB3 adiciona novos elementos a jogabilidade: uma série de novos itens, quebra-cabeças, novos inimigos e áreas secretas!
Ao invés de apenas pular de uma fase para outra, agora o jogador terá uma mapa de cada mundo com diversos caminhos a sua disposição, permitindo que algumas vezes se possa selecionar a ordem das fases ou até mesmo ignorar algumas delas
A história do jogo
2463.png“O Reino dos Cogumelos está passando por um longo período de paz graças aos esforços dos irmãos Mario e Luigi. Entretanto, o Reino do Cogumelo forma uma entrada para o Mundo dos Cogumelos onde as coisas não vão bem. Bowser enviou seus sete filhos para este mundo para que eles fizessem as travessuras que quisessem.
Lá, eles roubaram os cetros mágicos reais de cada país daquele mundo e transformaram os seus reis em animais. Para fazer com que tudo volte ao normal, Mario e Luigi devem recuperar os cetros mágicos e fazer com que os reis voltem ao normal. Para isso, eles contarão com a ajuda da Princesa Peach, que se comunica com eles através de cartas”.
O jogo
2470.pngEm Super Mario Bros 3 existem um número maior de “Power Ups” em relação ao primeiro jogo da série: há a Super Folha (que dá a Mario e Luigi um rabo e orelhas de Racoon, permitindo que os heróis possam voar ou flutuar), Roupa de Tanooki ( os heróis vestem uma fantasia de Tanooki mais elaborada que a Racoon, que além de permitir voar e flutuar, dá o poder de se transformar em estátua, para assim anular ataques ofensivos), Roupa de Sapo (com esta vestimenta a mecânica de jogo dentro da água é facilitada, pois os heróis podem nadar mais rápido e também pular mais alto), Roupa de Irmão Martelo (vestimenta com um casco de tartaruga e capacete pretos, dos Irmãos Martelo, que dá a habilidade de atirar martelos), além dos poderes clássicos conseguidos através dos cogumelos e flores de fogo.
Gráficos
Os gráficos mostram todo o poder do NES! As telas de fundo dos estágios estão bem detalhadas e muito bem construídas! Os personagens, inimigos, objetos e tudo mais que é encontrado na tela estão muito bem desenhados e com uma animação perfeita!
Efeitos e Trilha Sonora
196.pngSe os efeitos sonoros dos dois jogos anteriores da série eram excepcionais e marcantes, SMB3 não podia fugir a regra. Com uma qualidade ainda maior e com uma variedade enorme, os efeitos sonoros de SMB3 são um verdadeiro espetáculo para os ouvidos, e muitos nos remetem ao velho SMB original.
A trilha sonora do jogo é extensa e várias de suas músicas, com toda certeza, ainda estão vivas na memória de pessoas que jogaram SMB 3 há mais de 10 anos atrás!
Jogabilidade
A jogabilidade é notal mil! Todos os comandos funcionam muito bem, sem atrasos. Mario e Luigi agora podem carregar os cascos das tartarugas para soltá-los quando quiserem, voam um pouco quando pegam a “folhinha” e viram Racoon, e nadam em super velocidade quando estão vestidos de sapo! É tudo perfeito!
Dificuldade
200.pngA dificuldade de SMB 3, como nos jogos anteriores da série, é crescente. São ao todo 8 mundos para atravessar durante a aventura, com mais de 90 fases no total!
As fases nunca darão a impressão de serem repetitivas, pois sempre haverá algo novo para dificultar a vida do jogador.
Os chefes não são tão difíceis, mas em compensação é necessário atravessar um barco-voador cheio de canhões ( e algumas vezes até lança-chamas) para se chegar até eles. Algumas vezes será mais fácil passar pelo chefe do que pelo seu barco!
Conclusão
SMB 3 vendeu quase 18 milhões de cópias no mundo todo sendo assim o jogo individual (sem ser vendido junto com um console) mais vendido da história dos videogames. É uma verdadeira obra prima! Até hoje continua sendo mais divertido e com um desafio mais alto do que a maioria dos jogos atuais! Talvez seja por isso que tenha ganhado até uma versão para o Game Boy Advance… Super Mario Bros 3 é eterno!
Análise escrita por: André Breder Rodrigues

9 comentários:

  1. Mandou bem André! SMB3 é o melhor jogo de todos os tempos, joguei muito ele, a ponto de terminar o jogo indo por todos os mundos e descobrindo todos os segredos , assim como foi depois no super mario world.
    Agora...................o remake do SMB3 do SNES não tem o mesmo charme que o SMB3 do nes!!!

    ResponderExcluir
  2. Vc soube que esse foi o jogo de download mais vendido ano passado no wii. Pois é world of goo ficou em segundo, quem é rei nunca perde a majestade como diria o silvio ; D

    ResponderExcluir
  3. Nunca dei final no SMB 3 Tanto no Nes, quanto no Snes.
    Nossa como tenho pecados, mas ok, isso não vem ao acaso.
    SMB3 é um pouta jogaço, e altamente recomendado, minha irmã de 10 aninos adora Mario, logo posso dizer que Mario é ETERNO!

    Mario We LOve You!!

    Excelente Post como sempre meu caro amigo!!
    Já disse que sou fans do seus review? ;)

    ResponderExcluir
  4. Belo jogo, é o máximo que se pode tirar do NES! Diria que se existe um jogo perfeito neste console, é Super Mario Bros 3!

    ResponderExcluir
  5. Nunca terminei *aguardando chicotadas*

    Mas pretendo fazê-lo em breve :D

    ResponderExcluir
  6. Aos que nunca terminaram... Fracos.

    SMB 3 foi um dos jogos que mais marcou meu genérico de NES (eu tinha uma puta inveja do vizinho que tinha um NES torradeira) e o curioso é a versão em cartucho que eu possuia, tinha o seletor de ítens liberado, ou seja, eu podia escolher o Item da ASA ( P ) e passar as fases difíceis voando. No emulador de nintendinho não tinha essa mordomia então coloquei meu colete a prova de balas, deixei a barba por fazer e fui zerar que nem macho e aproveitei pra perder o medo q tinha de algumas fases do World 8

    ResponderExcluir
  7. qual botão faz o mario voar

    ResponderExcluir
  8. RESPONDAM PELO AMOR DE DEUS !

    COMO FAÇO PRO LUIGI JOGAR? ESTOU NO MEU MP4 E O LUIGI SÓ FICA PARADO E VAI NO "POW" PRA MORRER, PORQUE O MARIO TEM QUE MATAR ELE PRA JOGAR... COMO FAÇO???

    ResponderExcluir
  9. e além disso, como eu faço para o mario voar? aqui só tem A, B, OK e X

    ResponderExcluir